Conheça algumas raças de cães e saiba qual combina mais com seu estilo de vida

Os cachorros são animais de estimação presentes na maioria dos lares, aqueles que ainda não tem um peludinho dentro de casa, nutrem o desejo de adotar um cãozinho. No entanto, algumas dúvidas podem surgir sobre quais raças de cães mais se adequam ao seu estilo de vida. Dessa forma, se está pensando ter a companhia de um filho de quatro patas em casa, mas não sabe qual escolher, continue aqui que te ajudaremos! 

O que preciso saber antes de adotar um cão?

Antes de adotar um animalzinho, é relevante ressaltar que toda vida animal importa e por se tratar de um ser vivo, devemos ter em mente que a adoção de qualquer bicho de estimação envolve responsabilidades como levar ao veterinário regularmente, levar para os passeios, colocá-los para se exercitar, além da obrigação em dar muito amor e cuidados com alimentação. 

Por essa razão, quando optar por uma raça, a primeira situação a ser avaliada é se você possui uma estrutura que ofereça uma vivência confortável, saudável e feliz para o seu pet. Afinal, em condições adversas seu cão pode desenvolver depressão, estresse ou ficar infeliz. 

Outro ponto para analisar é sobre os aspectos da sua personalidade, se questione sobre seu estilo de vida. Além disso, alguns especialistas afirmam que observar o perfil comportamental do animal ajuda saber se a adaptação a sua rotina ocorrerá tranquilamente. Se tiver um perfil mais agitado, prefira uma raça mais cheia de energia, brincalhona. 

Defina os aspectos físicos em relação ao tamanho do porte pequeno, médio ou grande. Logo, toda averiguação minuciosa vai resultar em uma relação repleta de momentos únicos, que tornará seu peludinho uma experiência inesquecível.

Conheça as características de algumas raças

Após definir cuidadosamente o porte do animal, avaliar seu perfil e pensar com cuidado na sua situação e no espaço reservado para colocar o cão, conheça algumas raças e as personalidades para fazer uma escolha certeira.

Vira-lata

Os filhotes de vira-latas são bem complicados para saber com exatidão sobre o tamanho do porte e sobre o temperamento do animal. Entretanto, possuem uma resistência e costumam ser carinhosos. Para saber se eles se encaixam ao seu perfil, pergunte aos doadores sobre o comportamento do cão. Desse modo, vai facilitar na hora da escolha. 

Golden Retriever, Labrador, Fox Paulistinha, Cocker Spaniel e Pointer Inglês

Essas raças pertencem ao que conhecemos como grupo dos esportistas. Isso porque foram criadas com objetivo de auxiliar durante a caça. Para eles, correr e capturar as presas é um tipo de brincadeira, esporte. Possuem muita energia, por esse motivo precisam de espaço para se exercitar. Eles são rápidos e têm o faro bastante aguçado. Em contrapartida, são educados e bastante companheiros.  

Basset Hound, Beagle, Dachshund e Whippet

Assim como o grupo dos esportistas, são raças conhecidas por caçar e perseguir as presas. Possuem uma visão e olfato bem apurados. Por serem muito enérgicos, precisam fazer atividades que esgotam toda a agitação deles.

Australian Cattle, Border Collie, Bouvier de Flandres, Komondor, Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Branco Suíço, Puli e Welsh Corgi

Com muita força e vitalidade, a energia desses cães também é elevada. Conhecidos por serem leais, responsáveis e equilibrados são usados para trabalhos policiais de resgate, salvamento ou como cão-guia. O perfil deles envolve características como curiosidade e alegria, pois adoram brincar, o que os tornam ótimos para o convívio com crianças.

Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Shih Tzu, Pinscher e Pug

Nomeados como o grupo dos toys, são cachorros de porte pequeno, que foram criados para fazer companhia aos seus donos, sem ter que exercer nenhuma função ou trabalho para ajudar os tutores. Adoram passar o tempo perto dos pais humanos.