Guia da lava-louças: como usar corretamente o eletroportátil

Enquanto para algumas pessoas lavar louça é uma espécie de terapia, que ajuda a focar no presente, para outras pessoas essa tarefa de casa é um verdadeiro sacrifício. Para o segundo grupo, não é incomum deixar pilhas de pratos, jogos de talheres, copos e panelas usadas acumulando na pia.

Ter uma máquina de lavar louça em casa é um investimento com vantagens para os dois tipos de pessoas: quem gostar e quem detesta lavar louça. Isso porque ela otimiza muito tempo nos cuidados com a cozinha e mantém os utensílios bem cuidados e conservados.

Quem realiza o sonho de ter uma lava-louças precisa saber como usá-la corretamente para usufruir de todos os benefícios do equipamento e aumentar sua longa vida útil para ter praticidade por mais tempo.

Continue a leitura e saiba tudo o que precisa para aproveitar sua lava louça.

Como funciona a máquina de lavar louça?

Saber como o eletrodoméstico funciona vai te ajudar a conservar sua funcionalidade por mais tempo. O primeiro ponto que você precisa saber é que a máquina de lavar louça foi projetada para bombear água e não partículas sólidas. 

Por isso, os utensílios não podem ser colocados na máquina com restos de alimentos. Se partículas sólidas forem para a máquina, elas vão acabar entupindo os drenos e prejudicando o funcionamento do equipamento. 

O melhor, então, é sempre raspar os pratos antes de colocá-los na máquina. Isso vale também para panelas e travessas.

Utensílios na lava-louça

A maioria dos itens da cozinha pode ir na lava-louças, mas alguns objetos e materiais não são recomendados. Normalmente, os fabricantes informam na embalagem do produto se aquele item é apropriado para ir à lava-louças.  

Os materiais sensíveis ao calor, por exemplo, devem ser lavados tradicionalmente à mão para proteger sua integridade. Isso porque a máquina de lavar louças utiliza água quente e vapor para ajudar a secar a louça, o que pode prejudicar alguns materiais. 

Evite lavar na máquina colher de pau, potes de plástico, mamadeiras e objetos de ferro fundido. 

Cristais podem ir na lava-louças, mas uma dica é acomodá-los na prateleira superior da máquina, para mantê-los mais longe das fontes de calor da máquina. Já para peças de cristal decorado,  o melhor é lavar à mão para preservar os desenhos. 

No manual da máquina, o fabricante descreve o melhor posicionamento de cada utensílio nas grades do equipamento para garantir a correta lavagem. Vale a pena conferir. 

Qual detergente usar na lava-louças?

Posso usar detergente comum na máquina? A resposta é não, pois ele foi desenvolvido para fazer espuma e ensaboar. Se colocá-lo na sua máquina de lavar louça, vai produzir muita espuma e pode até vazar. Isso sem falar nos problemas técnicos que pode trazer. 

O ideal é utilizar um detergente apropriado para a lava-louças, que pode ser líquido ou em pastilhas. Usar um produto que não é apropriado para o eletrodoméstico pode prejudicar seu funcionamento e invalidar a garantia do fabricante. 

Limpeza da lava-louça

Além de ter o detergente certo para lavar pratos, copos e talheres que vão na máquina, é importante manter o equipamento também sempre limpo. Além de ser mais higiênico para lavar os itens da cozinha, também garante seu bom funcionamento por mais tempo. 

Normalmente, a máquina conta com uma função autolimpante. Então, basta retirar as partes removíveis para lavar e ligar esta função para higienizar o equipamento. Acompanhe sempre as instruções do fabricante no manual.

Agora você já sabe tudo o que precisa para utilizar sua máquina de lavar louça com facilidade e sempre preservando o equipamento que economiza tempo e água na rotina de limpar a cozinha. Aproveite!